Metalúrgicos da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, entraram em greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira (6). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a paralisação tem como objetivo questionar as mudanças na Participação nos Lucros e Resultados (PLR-2022/23), realizadas pela montadora em 2020.

LEIA AINDA – Petrobras lucra R$ 44,5 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2022

“A velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio). Esses ajustes influenciam no atingimento das metas da PLR. Mesmo atingindo a difícil meta estipulada em 198 mil automóveis neste ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00) está fora da realidade de negócio da empresa que aumentou o preço do carro em mais de 30% em 2 anos”, afirma o comunicado do sindicato.

A greve também é motivada pelo Plano de Demissão Voluntária (PDV), acordo fechado também em 2020, que desligou cerca de 2 mil trabalhadores da fábrica em São José dos Pinhais. A categoria afirma que o acordo previa a manutenção dos postos de trabalho e aumentar a competitividade da companhia. O número de trabalhadores foi reduzido de 7 mil para 5 mil colaboradores.

VIU ESSA? WhatsApp anuncia mudanças na versão atualizada do app. Saiba quais são!

“A empresa atingiu os seus objetivos, mas por outro lado não manteve emprego, reduziu direitos, salários e Participação nos Lucros e Resultados”, afirmou o presidente do SMC, Sérgio Butka, em entrevista ao portal G1.

E aí, Renault?

Em nota enviada à imprensa, a Renault do Brasil afirmou que “tem cumprido com o acordo coletivo, em sua totalidade, e está aberta ao diálogo, já tendo realizado diversas reuniões com o sindicato nas últimas duas semanas”. Segundo a companhia, o Acordo Coletivo de Trabalho, aprovado em assembleia com a categoria, tem duração até agosto de 2024.

LEIA TAMBÉM – Número de casos ativos de covid-19 em Curitiba mais que dobra em uma semana

Uma nova assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) está prevista para segunda-feira (9).

Pantanal

Zuleica está preocupada com Marcelo

Instagramáveis

Saiba onde encontrar as lindas cerejeiras em Curitiba

Novidades da Netflix

Volume 2 de Stranger Things 4 e mais séries e filmes chegam nesta semana

Além da Ilusão

Joaquim termina seu noivado com Isadora