O mistério do objeto voador flagrado por uma curitibana na noite da última sexta-feira (16) foi solucionado. O vídeo, bastante curioso, mostra um objeto voando no céu da capital. O brilho era intenso e a maneira nada convencional de ‘voo’ despertou a curiosidade de muita gente.

Porém, segundo o site Heavens Above, tratava-se da ISS, a Estação Espacial Internacional. Segundo o site, a passagem da ISS estaria visível entre quarta-feria (07) e sábado (17).

Visita recente

Não é a primeira vez que a Estação Internacional fica visível em Curitiba. Em novembro do ano passado, a Estação Espacial passou por Curitiba e pôde ser vista. O tempo ajudou e muitos curitibanos conseguiram presenciar a passagem da ISS, que durou cerca de três minutos.

Laboratório voador

Foto: Nasa/Divulgação
Foto: Nasa/Divulgação

A ISS é um laboratório espacial que teve a construção iniciada na órbita da Terra em 1998 e, de lá pra cá, foi sendo expandida. Ela viaja a cerca de 350 quilômetros de distância do solo do nosso planeta e completa uma volta em torno do globo a cada cerca de 90 minutos. É tripulada por astronautas de vários países, que revezam a estadia na estação sazonalmente.

O objetivo principal é fazer observações da Terra, executar experiências em gravidade zero e servir de apoio para possíveis missões rumo à Lua ou para Marte. Além disso, serve para alguns fins comerciais, diplomáticos e educacionais.

Apesar de ficar fora do projeto de construção da estação, o Brasil compõe o grupo de países envolvidos nas operações realizadas na ISS. Em 2006, o astronauta brasileiro Marcos César Pontes esteve na estação por dez dias. Ele fez a viagem de ida em um foguete russo e retornou em uma nave do mesmo país.

OVNI é visto sobrevoando bairros de Curitiba. Veja o vídeo!