A mensagem que chegou no WhatsApp de muita gente nos últimos dias foi essa:

“Só um Alerta 🚨Guarda municipal e Policia militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro. A multa custa R$ 128 por pessoas. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança = 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem”.

Turma, essa informação, pelo menos aqui em Curitiba, é FALSA. Escrevemos FALSA em caixa alta para poder ficar claro. No entanto, seria uma boa acreditar, pois acreditando, aumentamos a quantidade de pessoas adquirindo o hábito de usar máscaras em tempos de pandemia da covid-19.

+ Leia mais: Curitiba tem quase 400 curados e duas novas mortes por covid-19

A reportagem, é claro, foi checar a informação com as autoridades competentes. A Prefeitura de Curitiba, por intermédio da assessoria de imprensa da Guarda Municipal, já publicou uma imagem em suas redes sociais garantindo que a informação é falsa. Pelo menos por enquanto.

E complementou: “Em Curitiba está sendo aplicada a Resolução 1, de 17/04/2020, que tornou obrigatório o uso de máscara. Não há multa prevista para os casos de descumprimento. Novas condutas poderão ser adotadas assim que o governo estadual regulamentar a lei que prevê cobrança de multa e indicar, na regulamentação, de que forma deverá ser feita a fiscalização e a aplicação das penalidades”.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: