Um mutirão de limpeza acontece em Guaratuba neste sábado (8) com o objetivo de recolher dejetos da baía. O evento é aberto à participação da população e é organizado pelo Instituto Guaju, com o apoio do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) que, pela primeira vez, participará com voluntários e financiamento de combustível para as embarcações coletoras.

A concentração para a saída dos barcos foi às 7h30, no antigo Mercado Municipal (Rua Capitão João Pedro, 12). As pessoas foram distribuídas nas embarcações da organização, mas quem tiver embarcação própria também pode participar. Essa é a 11.ª edição do mutirão e a expectativa é de que sejam recolhidas pelo menos 5 toneladas de lixo. Ao todo, nas dez edições anteriores, foram retiradas da baía cerca de 31 toneladas de detritos. Os trabalhos de limpeza devem terminar por volta das 15h.

Nesta edição, o mutirão contará com a participação da nadadora Fátima Ribas Dalalibera, que acompanhará a travessia e ajudará na coleta dos detritos encontrados na baía. A atleta pretende atravessar o Canal da Mancha ainda neste ano.

O Instituto Guaju foi declarado instituição de Utilidade Pública de Guaratuba em setembro de 2009, por uma lei municipal. Desde então, desenvolve serviços de resgate cultural, educação ambiental e desenvolvimento sustentável na região do Litoral do Paraná. Guaju significa “mutirão” na linguagem caiçara.

Por orientação da Vigilância Sanitária, venda de água de poço artesiano é cancelada