O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) disse na manhã deste sábado (4), em sua página pessoal no Facebook, que os curitibanos não estão proibidos em exercitar-se ou caminhar nos parques e praças de Curitiba. No entanto, ele pediu que não ocorra aglomerações, mantendo a recomendação do distanciamento das pessoas mesmo ao ar livre.

LEIA TAMBÉM Páscoa terá comunhão em ‘drive thru’ e celebrações adaptadas em Curitiba

Segundo o prefeito, o distanciamento social permanece mesmo durante as atividades físicas nos espaços públicos da cidade. “Não é proibido exercitar-se, caminhar ao sol, usufruir dos parques e praças, sem chacrinha, sem aglomeração, mantendo distância social, não tocando em nada e em ninguém”, comentou a autoridade.

Ainda na postagem, Greca reforçou orientações de proteção para a população. Ele sugeriu serviços da prefeitura como o teleconsulta para quem está com algum problema respiratório. “Se estiver gripado, ou com quadro de distúrbio respiratório fique em casa, e se isole. Se for de grupo de risco, também #FiqueEmCasa. Siga as instruções das nossas autoridades sanitárias. Na dúvida ligue 33509000 para uma teleconsulta. Na angústia ligue 3350-8500 para serviço de aconselhamento psicológico TelePaz”, comunicou o prefeito.

LEIA TAMBÉMÁreas abertas, parques não livram frequentadores de cuidados com coronavírus

Parques fechados

Apesar de não haver proibição de caminhar ou fazer exercícios nos parques, alguns lugares seguem fechados. Um exemplo é o Parque Tanguá que tem está impedido de ter qualquer movimentação, inclusive de moradores que residem nas proximidades. No último dia 27, outros parques também foram bloqueados como o São Lourenço, Passeio Público, Bacacheri, Vilinha do Atuba, Parque Náutico, Lago Azul, Peladeiros e Tropeiros.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: