Começa neste domingo (1.º) no Paraná a distribuição da nova remessa de vacinas contra o coronavírus (covid-19) que chegaram ao estado no fim da tarde de sábado (31). Um total de 329.380 doses de vacinas já estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. O lote, que desta vez foi encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS) por transporte rodoviário, é composto por 180.180 vacinas da Pfizer/BioNTech (todas primeira dose) e 149.200 da CoronaVac (Butantan/Sinovac), sendo metade primeira dose e metade segunda dose, uma vez que o intervalo de aplicação desse imunizante é de apenas 21 dias. Dessas, 254.780 doses são para aplicação no público geral por idade. 

+Viu essa? Nova baleia jubarte encalha em Pontal do Sul, é a 3ª na região em 18 dias

Segundo o governo do estado, parte do lote vai por via aérea para as Regionais de Saúde de regiões mais afastadas e as Regionais de Saúde mais próximas de Curitiba vão receber via terrestre. “Temos enviado as doses em menos de 24 horas e desta vez não será diferente”, afirmou o secretário de Saúde Beto Preto.

Ainda conforme informações divulgadas sobre as vacinas, houve uma diferença no número de doses recebidas da CoronaVac (Butantan/Sinivac), em relação ao quantitativo inicial informado pelo MS, que era de 152.800. Dessa vez, foram repassadas ao Paraná 149.200. O residual de 3.600 doses será enviado na próxima remessa, segundo o ministério.

+WebStories! Lotofácil 2296 saiu para aposta única feita no Paraná!

Com a chegada de mais essas doses, o Paraná recebeu em apenas uma semana 978.800 doses de imunizantes contra a doença.

“São quase um milhão de doses recebidas do Ministério da Saúde em poucos dias. Isso reflete diretamente na diminuição dos internamentos e dos casos confirmados da doença no estado. Por isso, mais uma vez eu ressalto que a vacinação, aliada às medidas de proteção, como uso da máscara e álcool em gel, é a nossa arma para vencer essa batalha contra o vírus”, alertou Beto Preto.

A dinâmica de distribuição será a mesma adotada desde o começo da pandemia. No Cemepar, as vacinas serão armazenadas, cadastradas e separadas, de maneira proporcional, para todos os 399 municípios das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Avanço

De acordo com o Vacinômetro nacional, até o início da tarde de sábado, os municípios paranaenses já aplicaram 8.049.633 doses, sendo 5.746.444 com a primeira dose e 2.303.189 com as duas doses da vacina ou dose única.