Dados do painel de monitoramento da covid-19 mostram crescimento no número de casos da doença em Curitiba. A pandemia pode ganhar muita força nas próximas semanas se as medidas contra aglomerações não forem respeitadas, especialmente no Dia das Mães, neste domingo (9).

O alerta vem dos especialistas do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

LEIA TAMBÉM:

>> Transmissão de covid-19 em Curitiba aumenta e mais 716 casos são registrados

>> Mais uma nova variante da covid-19 circula pelo país e preocupa autoridades

“Estamos novamente em tendência clara de subida de casos, portanto reforçar as medidas de cuidados nesse momento de comemoração é bastante necessário”, destaca Alcides Oliveira, coordenador do Centro de Epidemiologia.

Além do número de casos ativos passando dos seis mil nesta semana de maio e uma taxa de transmissão do vírus em 1,06 (já esteve 0,86 em abril), o sinal de alerta vem dos exames laboratoriais.

Nesta semana, mais de três mil pessoas procuraram por exames RT-PCR de detecção do novo coronavírus. Até a semana passada, esse número girava entre 2.000 e 2.800.

“Isso é um sinal claro de que mais pessoas na cidade estão com sintomas respiratórios, estão adoecendo e certamente isso logo se refletirá na procura pelos serviços de saúde”, diz o diretor.

Houve também aumento na positividade dos resultados dos exames, acima de 30% nesta última semana de maio em comparação com as semanas de abril.

Comemore com cuidado

A preocupação dos especialistas aumenta ainda mais porque, com a vacinação em andamento, há sensação de segurança e a população pode deixar de cumprir medidas contra a doença.

“Mesmo vacinada a pessoa não deve baixar a guarda, pois a vacina protege dos casos graves da doença, mas não significa que o vírus deixou de ser transmitido”, explica Oliveira.

Nas celebrações, os cuidados começam dentro de casa. A regra a ser seguida é: evitar convidados de fora do convívio do mesmo núcleo familiar, procurar fazer as refeições em lugares ventilados ou preferencialmente em espaço aberto, não compartilhar talheres e copos e, caso haja alguém de fora, todos deverão ficar de máscara antes e depois das refeições.

No restaurante

Para o tradicional almoço do dia das mães em restaurantes, o cuidado inicia na escolha de estabelecimento. Confira se o restaurante cumpre todos os protocolos: álcool em gel para os clientes, ambientes arejados e com distanciamento entre todas das mesas e cadeiras.  

A máscara deve ser usada desde a chegada até o momento de fazer a refeição. Caso tenha que circular dentro do restaurante, coloque a máscara.