Após o Santuário Perpétuo Socorro suspender as novenas, agora todas as igrejas católicas de Curitiba deixarão de celebrar missas em Curitiba. A decisão partiu da Arquidiocese de Curitiba nesta quinta-feira (19), diante da possibilidade de contágio dos fiéis pelo novo coronavírus. Com isso, a orientação é para que as celebrações eucarísticas, ou quaisquer outras, bem como eventos religiosos de qualquer ordem não sejam realizadas nem mesmo em pequenas aglomerações. O objetivo é proteger a saúde dos padres, dos membros das equipes litúrgicas e da comunidade.

LEIA TAMBÉMParaná decreta estado de emergência e manda fechar lojas e shoppings

A arquidiocese reforça, no entanto, que não se trata de “não celebrar”. Padres e bispos devem orar “na intenção da comunidade”. A nota publicada no site da instituição recomenda que as missas sejam celebradas diariamente pelos padres, mas sem a presença da comunidade. Também pede que as pessoas intensifiquem os momentos de oração em suas residências. Na medida do possível, é permitido aos paroquianos fazer as celebrações pela internet.

A decisão publicada nesta quinta-feira também desobriga o cumprimento do preceito católico de participar da missa aos Domingos e dias de Festa (Código de Direito Canônico, cân. 87), enquanto durar a grave situação do coronavírus.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: