A equipe de limpeza especial Amigo dos Rios, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deu início, neste sábado (14), à limpeza do Córrego do Bigorrilho, nas Mercês. O trabalho deve ser concluído nesta segunda-feira (16). 

Nas primeiras horas do serviço, foram retirados entulhos formados por vegetação e terra carregadas, principalmente, pelas chuvas. Os esforços das equipes foram acompanhados de perto pela presidente do Conseg Mercês, Regina Sikorski.

+ Leia mais: Tradicional Baile do Pato volta em novo endereço, agora em Curitiba

Ela contou que a limpeza foi uma solicitação dos moradores atendida após conversas com a equipe da Administração Regional Matriz. “Atendemos a um pedido do grupo Mercês + Segura, que sempre se mobilizou em torno da causa da melhoria do córrego e fomos prontamente atendidos ao procurar a administração”, disse. “É uma alegria ver o começo dessa revitalização”, completou.

Parte do grupo, a professora aposentada e síndica de um condomínio da região, Nayara Baena de Souza, contou que a limpeza é a esperança do fim dos alagamentos em períodos mais chuvosos. 

Em março deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas, em conjunto com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), fizeram vistorias na região para estudar ações que possam conter alagamentos. 

O Córrego do Bigorrilho possui extensão de 1,97 km, sendo a maior parte canalizada. Ele nasce entre as ruas Padre Agostinho e Padre Anchieta, nas proximidades da Rua Professora Ephigênia do Rego, no Bairro Mercês, e segue em direção ao centro da cidade.

+ Leia também: Zezé di Camargo e Luciano homenagem diretor Breno Silveira em show de Curitiba

Na Rua Professor Fernando Moreira, conhecida como a Rua dos Chorões, o Córrego corre em canal aberto por um trecho e volta a ficar subterrâneo próximo à Rua Saldanha Marinho até as proximidades da Praça Osório, onde deságua pela margem esquerda no Rio Ivo, afluente do Rio Belém, também pela margem esquerda.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.