Na guerra constante contra pichações a monumentos e prédios públicos, a prefeitura de Curitiba comemora estar um passo à frente dos pichadores pela primeira vez. Depois de um extenso trabalho para remover as marcações da Praça 19 de Dezembro no último mês de agosto, o local voltou a ser alvo de pichações no final de setembro. No entanto, desta vez, os rabiscos foram retirados em pouco mais de duas horas.

O uso de produtos químicos e impermeabilizantes na reforma anterior tornou o serviço de limpeza muito mais fácil. “Vamos agir tão rápido quanto eles”, disparou Cláudia Arioli, coordenadora de Preservação de Acervo de Curitiba, que com a ajuda de apenas um funcionário e um borrifador, efetuou ela mesmo o serviço de limpeza.

O problema das pichações é antigo, mas as soluções para a limpeza das paredes vandalizadas ajudam a desencorajar os pichadores. “A facilidade na limpeza é um diferencial nesta luta. Sinceramente, não esperávamos que fosse tão fácil quanto foi para limpar a praça nesta nova ação de despiche”, explicou Cláudia. Os trabalhos de manutenção realizados em agosto duraram 20 dias e mobilizaram uma equipe de seis pessoas.

A funcionária da prefeitura acredita que a aprovação da lei que aumentou o valor das multas para quem for flagrado pichando (pode chegar a R$ 10 mil) e o aumento da segurança nos parques vão ajudar a diminuir o número de ocorrências na cidade.

Mas ela ainda crê que a educação é o caminho. “Sei que é um pouco de ilusão. Mas espero que sejam mantidas também as ações educativas que possam resultar numa mudança de conscientização”, concluiu Cláudia Arioli.

Chafariz em reforma

Além da limpeza do obelisco e colunas do painel da Praça 19 de Dezembro, a prefeitura está realizando uma ampla reforma no chafariz existente no local. Uma equipe da divisão de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente vai embutir os canos do chafariz , que ficavam expostos na estrutura e eram constantemente alvo de vandalismo. Além disso, os trabalhos vão incluir a troca dos canteiros, manutenção dos equipamentos e reforma no calçamento.