Foi rejeitada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto que pretendia colocar no fim da fila os chamados “sommeliers” de vacina – as pessoas que tendo a oportunidade de se imunizarem contra a Covid-19 não o fazem por não haver disponível no dia a marca de vacina de sua preferência. O texto foi apreciado pelo plenário da Câmara na sessão desta terça-feira (24), e foi rejeitado pelo placar de 22 votos contrários e oito votos favoráveis, além de quatro abstenções.

+Leia mais! Calorão em Curitiba está com as horas contadas! Veja a mudança!

A matéria, de autoria dos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Marcelo Fachinello (PSC), ganhou na semana passada o caráter de urgência na casa. Por isso, não poderia ter a votação adiada. Nos debates no plenário, os favoráveis à proposta defendiam que essa postura de escolher a marca da vacina “individualmente pode ser que não seja prejudicial, mas no conjunto atrapalha a organização”, como fez o vereador Márcio Barros.

Do outro lado, houve posicionamentos sobre a possibilidade de a lei só vir a ser sancionada após o fim do período de vacinação. “O projeto é extemporâneo. Estamos gastando uma energia absolutamente desnecessária porque o projeto é inócuo”, apontou Denian Couto (Podemos).

+Viu essa? Polícia Federal do Paraná usa um dos carros mais caros do mundo como viatura

Outros, como Dalton Borba (PDT), questionaram a constitucionalidade da ação. O pedetista alegou também que a punição prevista na lei seria “desproporcional”, já que na avaliação do vereador o cidadão poderia correr risco de morrer de Covid-19 ao ser colocado no fim da fila. “É sim violar seu direito de saúde, seu direto à igualdade. Ele não abriu mão de sua vacinação”, defendeu o vereador.

LEIA TAMBÉM:

>> Liberdade, conforto e trabalho remoto: Motorhome vira queridinho dos curitibanos de todas as idades

>> Leilão da PRF tem 149 carros, motos e caminhão prontos pra rodar; lances vão de R$ 50 a R$ 22 mil

Web Stories

Pega Pega

Treta! Nelito dá um soco em Julio por causa de Cíntia

Você sabia?

Cinco curiosidades sobre Curitiba que nem o curitibano raiz sabe!

Gigante!!

Nova Havan será quatro vezes maior que a loja que será abandonada em Curitiba

Lindas!

Cinco árvores exóticas e raras de Curitiba