Que tal plantar uma árvore para deixar seu jardim mais bonito? Se este é seu desejo, saiba que é possível conseguir mudas gratuitas e ainda e contribuir para o programa 100 Mil Árvores para Curitiba. A distribuição, que é feita pela prefeitura da capital, começou na segunda-feira (21) em novos pontos da cidade, com mudas produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha.

VIU ESSA? Curitiba assina liberação R$ 46 milhões para a implantação de “Pirâmide Solar”. Entenda!

Ainda nesta semana, cada uma das dez administrações regionais da cidade terá exemplares de árvores nativas para distribuição, como informa o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff. As regionais Boa Vista, Tatuquara, Bairro Novo, CIC e Pinheirinho já estão fazendo a distribuição. “A população de Curitiba é bastante participativa e temos bons resultados com a possibilidade da adoção e plantio de mudas”, diz o diretor. “Com novos pontos, vamos possibilitar que ainda mais pessoas possam contribuir”, completa.

LEIA AINDA – Com vacinas quase no fim, Curitiba suspende novos grupos e faz repescagem

Para a retirada, será necessário o preenchimento de um cadastro simples. Da mesma forma como acontece com a solicitação de mudas pela Central 156, o cidadão deverá informar o local e características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras.

“Em áreas privadas não há restrição, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde, é preciso seguir algumas regras”, explica Roloff. Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração. 

A informação do local do plantio também vai servir para o registro da participação no desafio. O Horto Municipal da Barreirinha continua fazendo as entregas. 

Milhares de árvores

O desafio foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. Mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários, foram plantadas 108 mil mudas no período proposto. Graças a esse sucesso, que contou com a participação de empresas, exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021.

LEIA TAMBÉM – “Não aguentava mais ver SC virar Miami e o Paraná o Haiti”, diz Ratinho Jr sobre obras no litoral

“Por enquanto, trabalhamos com os nossos plantios da arborização pública e com essa ferramenta do Adote uma Árvore por parte da população”, conta o diretor. “Esperamos que seja possível retomar ações de plantio comunitário o mais rápido possível”, completa. 

Onde buscar uma muda de árvore nativa

REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600

REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700

REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460

REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033

REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.433 (a partir de 22/6 – terça-feira)

REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1700 (a partir de 23/6 – quarta-feira)

REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150 (a partir de 23/6 – quarta-feira)

REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 (a partir de 24/6 – quinta-feira)

REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 (a partir de 25/6 – sexta-feira)