Remendo, sinalização desgastada, placa de trânsito escondida e comunidade na bronca. A Avenida Anita Garibaldi, uma das principais vias da região norte de Curitiba, que avança pelos pelos bairros do Juvevê, São Lourenço, Cabral e Barreirinha, apresenta trechos que preocupam motoristas, pedestres e comerciantes.

+Viu essa? Caminhão arrasta carro na Linha Verde, em Curitiba. Assista ao vídeo

Com 7,8 km de extensão, a Avenida Anita Garibaldi passa por vários pontos da cidade, como o Parque São Lourenço, o Parque e o Terminal da Barreirinha. Aliás, esses pontos na Barreirinha são os piores em condições de estrutura. As calçadas apresentam desgastes e prejudica quem ali transita. Só para ter uma ideia, atravessar a avenida em alguns períodos do dia é desafiador, especialmente aos idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

Trecho mais complicado da Anita Garibaldi fica no Barreirinha.
Trecho mais complicado da Anita Garibaldi fica no Barreirinha. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Ao caminhar pela Anita, é perceptível verificar em poucos minutos o barulho dos veículos pequenos e de grande porte. Várias linhas de ônibus passam batendo a suspensão devido à irregularidade da via, e naturalmente para quem está dentro da linha não é algo bacana.

Célio Skora, 53 anos, pintor automotivo, passa pela Avenida Anita Garibaldi de quatro a seis vezes por semana, e acredita que a melhoria precisa ser feita com urgência na região. “Já foi pedido em várias oportunidades para que se olhe para esse lado da cidade. A região norte está crescendo demais, e os principais acessos são a Anita Garibaldi e Mateus Leme. O fluxo de automóveis é intenso e precisava melhorar o asfalto, a sinalização. É uma situação pífia”, desabafou Célio.

O fluxo de automóveis é intenso e precisava melhorar o asfalto, a sinalização, reclamou um morador da região.

Ainda de acordo com o pintor automotivo, seria preciso uma melhor sinalização no local com placas orientando caminhos para outros pontos da cidade ou mesmo da Região Metropolitana.“Não existe placa de sinalização e muitos motoristas se perdem quando precisam seguir para Almirante Tamandaré. Só andar na rua que percebe o problema, e para atravessar no sinal é complicado para idosos. Pagamos os impostos em dia e não tem a contrapartida”, completou Célio.

No trecho que vai do terminal da Barreirinha até o Parque Barreirinha é cheio de remendo na via. Para o taxista Haroldo Carvalho, 62 anos, morador do bairro e acostumado a percorrer várias vezes ao dia a Anita Garibaldi, é preciso acabar com a prática do recape nas ruas. “As condições e as sinalizações são precárias. O bairro mereceria uma via melhor. De vez em quando vem um recape, mas não adianta. O movimento de veículos é intenso e precisa ser feito um trabalho de qualidade. Suspensão e pneus do carro sofrem aqui”, avisou Haroldo.

Algumas placas de sinalização na Avenida Anita Garibaldi estão bloqueadas pelas árvores.
Algumas placas de sinalização na Avenida Anita Garibaldi estão bloqueadas pelas árvores. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

E ai, prefeitura, vai ter reforma?

Segundo a prefeitura, a Avenida Anita Garibaldi, está incluída na nova etapa do programa de revitalização da malha viária da cidade. Vai receber asfalto novo numa extensão de 1.940 metros, no trecho compreendido entre a rua Maria de Lourdes Kudry até o Parque Atuba. Em 2019, a rua teve o pavimento em asfalto requalificado em um trecho de 850 metros. Foram executados serviços que restauraram a camada asfáltica danificada. A obra compreendeu o corte de uma ou mais camadas do pavimento, a remoção da camada envelhecida e a aplicação de nova camada de revestimento asfáltico. As ações de pavimentação priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.

Buracos na Avenida Anita Garibaldi.
Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.
Pantanal

Zuleica está preocupada com Marcelo

Instagramáveis

Saiba onde encontrar as lindas cerejeiras em Curitiba

Novidades da Netflix

Volume 2 de Stranger Things 4 e mais séries e filmes chegam nesta semana

Além da Ilusão

Joaquim termina seu noivado com Isadora