Com um percurso fácil, de menos de um quilômetro, a partir do Reservatório do Carvalho, a Trilha do Santuário São Francisco é uma das mais bonitas trilhas que estarão abertas para visitação pública neste final de semana, nos Mananciais da Serra, em Piraquara. Na região de natureza preservada, junto à Serra do Mar e ao Parque Estadual do Marumbi, a Trilha parece iluminada de verde em dias de sol e, ao final, junto à fenda de uma grande rocha, pode-se observar a imagem de São Francisco de Assis. Considerado pelos católicos como o Padroeiro do Meio Ambiente, ele também é homenageado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A imagem do santo, conhecido pelo seu apreço aos animais e à natureza, foi instalada em 1981, em comemoração aos 800 anos de seu nascimento. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que fez a homenagem, não possui registros sobre o autor da obra. “Para acessar a Trilha do Santuário, é preciso passar por um caminho próximo ao Reservatório do Carvalho, parte do primeiro sistema de água para abastecimento público do Paraná, inaugurado em 1908. O que se sabe é que esse local, muito calmo e muito bonito, servia, mesmo antes da instalação da imagem, para a reunião de moradores dos Mananciais, que ali podiam fazer suas orações e meditações”, conta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira.

mananciais1

Mananciais

Uma vez por mês, a região dos Mananciais da Serra recebe visitantes. O local permite a observação de uma natureza preservada: ar fresco e muito verde. Além da Trilha do Santuário São Francisco, é possível conhecer também a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (percurso de 1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Também é possível conhecer as primeiras obras de saneamento no Estado do Paraná, iniciadas em 1904 e que foram utilizadas para abastecer com água tratada parte da capital e cidades vizinhas até 2014.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi. É necessário fazer um cadastro na entrada. Há estacionamento para os carros.

mananciais3

Passeios

O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), e leve máquina fotográfica. É aconselhável levar lanche.

mananciais2

Curitiba

Uma réplica da mesma estátua de São Francisco de Assis que está na Trilha do Santuário foi instalada, em 2008, na sede da Sanepar, na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba. A cópia foi feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo. “É sempre importante e gratificante a realização de uma obra que será compartilhada com mais pessoas. A imagem do São Francisco lá no Manancial da Serra me deixou muito emocionado. Aquele espaço é maravilhoso”, disse o artista. As estátuas foram feitas em cimento e as placas, na Trilha e na sede da empresa, mantém um passarinho e uma flor para lembrar o amor do santo à natureza.