A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) confirmou na manhã desta quarta-feira (19) que está fazendo ajustes no sistema para pôr fim ao racionamento de água em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). O diretor-geral da Sanepar, Claudio Stabile, explicou que até sexta-feira (21), a partir das 16h, todo o sistema passa a ter abastecimento completo.

“O índice dos reservatórios chegou a 80% e a Sanepar fará os ajustes técnicos que preparam a rede de distribuição para o retorno à normalidade. A população será avisada com antecedência, como ocorreu em todos os processos de alteração do modelo de rodízio”, afirmou a Sanepar.

+Viu essa? Com alta de casos da ômicron, 17 mil paranaenses correm atrás da 1ª dose da vacina em janeiro

O abastecimento de água voltará ao normal após 19 meses do rodízio. O racionamento foi implantando em março de 2020 diante da crise hídrica causada pela pior estiagem no Paraná em 91 anos. Nesse período, o racionamento foi suspenso apenas em dois períodos curtos, para as festas de fim de ano em 2020 e 2021.

As quatro barragens que abastecem a capital e RMC alcançaram nesta quarta o volume de 80% de armazenamento de água, volume buscado pela Sanepar para que o abastecimento voltasse ao normal. Na manhã desta quarta, o sistema operava com capacidade de 80,34%. Há dois anos, desde janeiro de 2020, as quatro represas não operavam com esse volume.

As chuvas dos últimos dias já havia permitido uma flexibilização no rodízio. Segunda-feira (17), a Sanepar substituiu o sistema de 60 horas com fornecimento por 36 horas sem água nos bairros pelo formato de 84 horas com fornecimento por 36 horas sem água. Ou seja, a população já havia ganhado um dia a mais de fornecimento de água na tabela do racionamento.

+Leia mais! Surto de virose em Guaratuba é revelado após análise do Lacen. Saiba o que foi!

Mesmo com a elevação das barragens que permitirá o fim do racionamento, a Sanepar mantém a orientação para que a população não desperdice água. Para isso, segue em vigência o plano Meta 20% para que cada paranaense alcance a redução de 20% no consumo de água.

Pantanal

Tibério proíbe Muda de falar com Alcides

Além da Ilusão

Úrsula rouba o bebê de Heloísa

Novidades

Comédia com Paulo Gustavo e mais filmes e séries chegam nesta semana na Netflix, confira!

Carreira

Ganhadora do prêmio de pior atriz a vida rodeada de polêmicas, quem é Anne Heche?