Na próxima segunda-feira (04), a nova vereadora Ana Julia Ribeiro (PT) deverá tomar posse na Câmara Municipal de Curitiba. Ana Julia vai assumir a vaga aberta com a cassação do mandato de Renato Freitas. Ela será a mais nova vereadora da atual legislatura, com 22 anos de idade, e fará com que a bancada feminina seja a maior da história da Câmara. Pela primeira vez, nove mulheres vereadoras estarão exercendo simultaneamente seus mandatos parlamentares.

Ana Julia é estudante universitária, cursa Direito na PUC-PR e Filosofia na UFPR. Ela foi uma das lideranças estudantis secundaristas durante as ocupações dos colégios estaduais, em 2016, em oposição à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.

LEIA TAMBÉM:

>> Volvo vai investir R$ 881 milhões em Curitiba, em modernização da fábrica e novos produtos

>> Viaduto Orleans perde rotatória gigante prometida por Greca. Entenda!

Nessa época, na Assembleia Legislativa do Paraná, então com 16 anos de idade, Ana Julia fez uma fala aos deputados estaduais em defesa das ocupações que a tornou bastante conhecida. Desde então, envolveu-se em campanhas pela erradicação do trabalho infantil e está associada à Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

A cassação do mandato do vereador Renato Freitas foi confirmada, em segundo turno, pelo plenário da Câmara de Curitiba, por 25 a 5 votos, no dia 22 de junho. Na ocasião, foi aprovado um projeto que consolidava o entendimento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a respeito do Processo Ético Disciplinar 1/2022, de que Freitas quebrou o decoro parlamentar ao perturbar culto religioso e realizar ato político dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em fevereiro deste ano.  

Pantanal

Tibério proíbe Muda de falar com Alcides

Além da Ilusão

Úrsula rouba o bebê de Heloísa

Novidades

Comédia com Paulo Gustavo e mais filmes e séries chegam nesta semana na Netflix, confira!

Carreira

Ganhadora do prêmio de pior atriz a vida rodeada de polêmicas, quem é Anne Heche?