O número elevado de pacientes com quadro de diarreia e vômito no Pronto Socorro Municipal de Guaratuba nas últimas semanas chamou a atenção. Segundo o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, cerca de 80% dos atendimentos são em função desses sintomas.

Por causa da maior procura por atendimento, houve tempo maior de espera para atendimento, mesmo com mais médicos escalados para o atendimento por causa da temporada. Segundo a prefeitura, todos os pacientes foram atendidos e receberam tratamento adequado, com prioridade para os casos de emergência como infartos, cortes com sutura, vítimas de acidentes, afogamentos.

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O secretário afirma que trabalhou em conjunto com a equipe para reforçar a estrutura e melhorar o tempo resposta no atendimento, com a elaboração de um Plano de Contingência da Secretaria Municipal da Saúde para o atendimento a estes pacientes. Foram adotadas as seguintes medidas:

– Foi alterado o fluxo do Pronto Socorro, com um novo espaço destinado para observação dos casos de diarreia e vômitos e soroterapias;

– O atendimento pediátrico no Hospital Municipal, antiga Santa Casa, foi reforçado e atenderá crianças de 0 a 12 anos, de segunda a sexta feira, em horário comercial;

– As Unidades Básicas de Saúde prestarão atendimentos aos pacientes de suas áreas de abrangência.

Água contaminada?

Fatores que predispõe o aumento de casos são a falta de higiene nas mãos, ingestão de água contaminada ou de alimentos não adequados.

Os médicos Edison Rodrigues da Silva Junior, do Pronto Socorro Municipal, e Hermínio Molinari, diretor da Vigilância Sanitária, recomendam:

* Higiene correta das mãos;

* Evitar tocar o rosto com as mãos sujas ou não lavadas;

* Usar álcool em gel;

* Frequentar estabelecimentos cuja higiene seja comprovada por meio da licença sanitária;

* Evitar ao máximo ingerir água do mar ou de rios;

* Evitar alimentos gordurosos;

* Fazer a limpeza da caixa d’agua.

* Armazenar os alimentos refrigerados corretamente;

* Denunciar na Vigilância sanitária estabelecimentos comerciais em que se observar má conservação de alimentos, alimentos estragados, com caracteres alterados e falta de higiene. A denúncia pode ser feita pelo whatsapp (41) 3472 8683;

* Mesmo em sua residência, evite consumir água que não seja potável e alimentos que não estejam devidamente conservados ou estejam com seus caracteres alterados;

O uso de máscaras também é recomendado porque, mesmo não sendo um vírus que se transmite pela respiração, a máscara ajuda a não tocar no rosto, evitando a contaminação. O cuidado em relação à ingestão de líquidos também é importante. É preferível tomar água filtrada, fervida, água mineral ou com os padrões da Sanepar. Em casos de contaminação, o ideal é evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes e excesso de sol.

A hidratação e reidratação em casos de diarreia e vômito são importantes. Em último caso, procure por atendimento médico, no Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal.

Sanepar reforça que água fornecida é adequada para consumo

Importante salientar que água fornecida pela Sanepar é adequada para o consumo. O gerente regional do Litoral, Rodrigo Junqueira, explica que a empresa realiza a coleta e análise de amostras de água, a fim de verificar a qualidade da água que chegam aos diversos pontos da cidade. Estas ações de coleta e análise são intensificadas no período de verão, estando todas as amostras dentro das normalidades. Junqueira ainda lembra que é responsabilidade do morador ou proprietário do imóvel manter a caixa d’água limpa a vedada. 

A Secretaria de Saúde está procedendo com as notificações e coleta de material para determinar qual tipo de vírus está circulando e qual é a sua fonte. Quando ocorrem vários casos na cidade, sem um fator determinante, sempre é atribuído à uma epidemia de algum tipo de vírus, tal situação já foi registrada em anos anteriores, sobretudo no período de verão.

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