Um tamanduá mirim foi encontrado hoje pela manhã (30) em cima de um poste de fio de luz por moradores do Jardim Guarituba, na rua Betonex, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Equipes de resgate acreditam que animal saiu à noite para procurar comida, se perdeu e acabou acuado com movimentação de pessoas.

O animal, espécie nativa da região do Paraná, estava bastante assustado e foi necessária a presença de várias equipes de resgate para auxiliar na captura do bicho. Cerca de 100 pessoas acompanharam o resgate que durou aproximadamente duas horas.

Assim que avistaram o tamanduá em cima do poste, moradores entraram em contato com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros. Eles, por sua vez, contaram com uma equipe da Força Verde. Porém, como o animal estava em um poste de luz de alta tensão, uma equipe da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica foi até o local auxiliar na captura. Com a ajuda de uma cestinha anexa a um caminhão da companhia, eles conseguiram fazer com que o animal se agarrasse nela e fosse trazido ao chão.

O animal foi posto dentro de uma caixa de papelão onde será encaminhado à Central da Triagem de Tijucas do Sul para que profissionais veterinários avaliem seu estado de saúde e depois o reintegrem ao habitat natural.