Para enfrentar a concorrência com aplicativos e a crise econômica, os táxis da Rádio Táxi São José, a maior central de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), passam a operar a custos mais baixos a partir desta segunda-feira (26). As corridas podem sair até 45% mais em conta, já que as mudanças compreendem o fim da taxa de retorno em viagens para outras cidades e da cobrança da bandeira 2, além de desconto de 20% em corridas dentro da própria cidade. As novas regras, entretanto, não valem para quem embarca no táxi no Aeroporto Afonso Pena, já que táxis de outra cooperativa atuam lá.

A decisão de remover taxas foi tomada por unanimidade durante assembleia dos taxistas semana passada. No encontro, ficou decidido que clientes não terão mais de pagar os 15% extra sobre o valor final da corrida em horários noturnos e de fins de semana – a chamada bandeira 2. Além disso, as mudanças afetam também a taxa de retorno, adicional de 30% cobrado pelos taxistas de clientes que se deslocavam em corridas para fora de São José dos Pinhais.

“A gente quer aquecer de volta nosso trabalho e uma forma disso é você dar desconto. A gente entende que a população está sem dinheiro, mas mesmo assim queremos oferecer um transporte totalmente regulamentado, com todas as garantias para o passageiro”, ressalta Edenilson Milchevski, 42, responsável pelo comercial da empresa.

Segundo Edenilson, tanto o novo comportamento dos clientes em um momento de custos apertados quanto a chegada de aplicativos como Uber 99 POP reduziram em 50% o mercado dos 240 taxistas que trabalham na Rádio Táxi São José. Ao contrário de Curitiba, em São José dos Pinhais a atuação desses aplicativos não é regulamentada, sendo alvo, inclusive, de fiscalizações, em especial no aeroporto.

No caso do desconto de 20% para corridas em São José dos Pinhais, a promoção vale tanto para as chamadas feitas pelo aplicativ ou por telefone (3282-0202).

https://tribunapr.uol.com.br/noticias/curitiba-regiao/uber-instala-faixa-polemica-no-aeroporto-afonso-pena/