Quem possui computadores, TVs, impressores, celulares e outros aparelhos estragados ou sem uso pode aproveitar o sábado para dar o destino correto para esse lixo eletrônico. Acontece neste sábado (10), no Parque Barigui, a campanha E-Lixo, que pretende recolher esses dispositivos e encaminhá-los para grupos de catadores. O evento começou às 8h e se estende até as 17h.

A coleta será feita próximo ao heliponto do parque, localizado no estacionamento da entrada pela BR-277. Além do recolhimento, também vai acontecer uma caminhada de conscientização dos frequentadores do parque sobre a importância da separação e reciclagem dos resíduos eletrônicos. O material coletado será encaminhado para as associações de catadores Mutirão e Terra Santa.

Entre os objetos que podem ser levados estão televisores, computadores, monitores, impressoras, equipamentos de som, aparelhos de telefone e celular, entre outros aparelhos eletrônicos. Como o foco é lixo eletrônico, a campanha não receberá lâmpadas, pilhas e tonners, que devem ser levadas aos terminais de ônibus de acordo com as datas do recolhimento de lixo tóxico.

Histórico

Promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), a campanha E-Lixo foi lançada em 2011.

Desde então, a ação já recolheu 495.359 quilos de materiais descartáveis em dez cidades paranaenses: Curitiba, Cascavel, Apucarana, Arapongas, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.