O Paraná está, novamente, sob alerta de tempestade. Desta vez, chuvas forte e rajadas de vento intensas, acompanhadas de raios, podem atingir o estado a partir da tarde deste domingo (1°.) e se estender até a madrugada de segunda (2), informa o Simepar. Com a previsão, o instituto orienta a população a ficar atenta às recomendações da Defesa Civil.

Segundo o Simepar, a mudança de tempo será repentina nas regiões paranaenses – muitas das quais tiveram uma manhã ensolarada.

Saiba mais sobre a previsão do tempo

A força da chuva se explica porque as áreas de instabilidade que se espalham pelo estado se associam a uma nova frente fria, combinação que provoca pancadas fortes acompanhadas de muitos raios a partir das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.

E o deslocamento destas áreas para as outras partes do estado será muito rápido. Assim, são esperados temporais em praticamente todas as regiões – inclusive Curitiba e região metropolitana – nesta virada do dia 1º. para o dia 2 de outubro.

A velocidade que o o sistema frontal vai se deslocar pode ainda “potencializar” uma maior severidade dos eventos meteorológicos, ressalta o Simepar. Além disso, existe chance de queda de granizo em algumas localidades, principalmente na zona rural.