Curitiba, região metropolitana e o litoral do Paraná podem ter mais um dia de chuvas fortes e com intensas rajadas de vento nesta quinta-feira (17). A região da capital e as praias estão desde as 10h desta quinta sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aviso que aumenta as possibilidades de um novo temporal como o de quarta-feira (16), tão intenso a ponto de arrastar o ferry-boat da travessia entre Guaratuba e Caiobá, no Litoral.

+ Leia mais: Assista ao vídeo da balsa do ferry boat sendo arrastada

O alerta, válido até o início da madrugada de sexta -feira (18) e indica volume de chuva de até 100 mm, risco de alagamentos e quedas de árvores e ventos com velocidade variando entre 60 km/h e 100 km/h. Para se ter uma ideia, as rajadas que atingiram Guaratuba no fim da tarde de quarta-feira e que fizeram um barco voar sobre um carro chegaram ao ápice, de acordo com o Simepar, de 87,8 km/h.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Da mesma forma, o Instituto Simepar e a empresa de meteorologia Climatempo também alertam sobra as chances elevadas de temporais para a região nesta quinta e também na sexta-feira (18), quando o avanço de uma frente fria começa a provocar mudanças no tempo na capital e nas praias. O alerta da Climatempo é para tempo severo na região nestes dois dias.

Linha de instabilidade

Entre o final da manhã e o início da tarde de quarta, diversos núcleos de tempestades atingiram o Paraná. Segundo o Simepar, as mais fortes atingiram a região metropolitana de Curitiba, parte dos Campos Gerais e o Litoral.

Em Curitiba, a velocidade máxima dos ventos na estação do instituto (no bairro Jardim das Américas) chegou aos 64,1 km/h e em Guaratuba: 87,8 km/h.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Assista! Temporal ‘arrasa’ Guaratuba e deixa balsa encalhada na baía