Sábado (30) será o Dia D da vacinação contra a gripe em todo o país. Em Curitiba, 26 unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM – Remédios pra crianças com problemas respiratórios estão em falta em farmácias de Curitiba

No Dia D, as crianças também receberão uma dose da Vacina Tríplice Viral (VTV). Ela protege contra caxumba, rubéola e o sarampo, que voltou ter aumento de casos no país. A VTV será aplicada mesmo nas crianças que estiverem com a situação vacinal em dia.

No caso das crianças que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, o esquema vacinal será com apenas uma dose. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é que a segunda dose seja aplicada 30 dias após a primeira.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mais 125 mil crianças estão elegíveis para a vacinação deste sábado.

VIU ESSA? Faringite, febre, tosse. Cresce o número de crianças atendidas com problemas respiratórios em Curitiba

O diretor do centro de epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, orienta sobre a importância de que pais ou responsáveis mantenham a situação vacinal das crianças em dia.

“Estamos vendo, nos últimos dias, um aumento de busca por atendimento a crianças com sintomas respiratórios, viroses e outras infecções bacterianas. Algumas dessas doenças podem ser prevenidas pelas vacinas, por isso é muito importante aderir à campanha”, disse Oliveira.

Triplice Viral

A Vacina Tríplice Viral (VTV) protege contra caxumba, rubéola e sarampo, que voltou ter aumento de casos no país. Em Curitiba, não há registro da doença esse ano, mas os casos de sarampo têm crescido em outros estados. Com a circulação das pessoas para outras cidades, a doença pode chegar e se espalhar se não houver um grande movimento de vacinação. 

LEIA AINDA – Após filas em alguns postos de vacinação, prefeitura orienta sobre locais disponíveis

“O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, que pode causar complicações e até óbito, principalmente em crianças. Essa doença pode ser evitada pela vacina”, explicou Oliveira.

Convocados que não puderem comparecer no Dia D poderão buscar os pontos de vacinação ao longo da semana. A repescagem também vale para os idosos que ainda se imunizaram contra a gripe.

A campanha de 2022

A SMS iniciou a campanha contra a gripe deste ano em 30 de março e já imunizou mais de 93 mil pessoas na cidade. O público prioritário é definido pelo ministério de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe.

LEIA MAIS – Redução geral no índice de vacinação no Paraná preocupa Sesa; que fará campanhas especiais no estado

A campanha nacional foi dividida em duas etapas. Em Curitiba, já foram convocados os idosos e também está em andamento a vacinação dos profissionais de saúde. Neste sábado, a campanha será ampliada para as crianças. A convocação dos demais grupos prioritários depende da chegada de nova remessa de vacinas.

Faltam ser convocados: gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas como comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte; trabalhadores portuários; forças de segurança; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Documento e máscara

Para a vacinação, basta ir a um dos locais de atendimento, levar um documento com foto e CPF do pai ou responsável e um documento de identificação da criança.

A SMS lembra que em Curitiba continua obrigatório o uso máscaras em serviços de saúde. Portanto, para a vacinação, é obrigatório o uso de máscara.

Previna-se

Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados não farmacológicos para evitar a proliferação dos vírus respiratórios, não apenas da gripe, precisam ser mantidos, como higienizar as mãos com frequência, arejar os ambientes, evitar aglomerações e locais fechados.

Se tiver sintomas gripais (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) a recomendação é ficar em isolamento. Em caso de necessidade de deslocamento para buscar atendimento de saúde, a orientação é usar máscara de proteção facial. 

Para os usuários do SUS com sintomas respiratórios leves, o atendimento inicial pode ser feito por telefone pela Central 3350-9000, de segunda a domingo das 8h às 20h.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta”, para evitar o contágio de outras pessoas. “Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço”, explica Oliveira. “Evite colocar a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies, contaminando-as.”

Quem pode receber a vacina contra gripe neste sábado

– Crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Locais de vacinação para o Dia D

Das 8h às 17h

Bairro Novo
US Parigot de Souza- Rua João Eloy de Souza, 111 –  Sítio Cercado
US Coqueiros – Rua Coronel Victor Agner Kendrick, 80 – Sitio Cercado
US Sambaqui – Rua Roberto Dala Barba, 44 – Sítio Cercado

Cajuru
US Salgado Filho – Avenida Senador Salgado Filho, 5.265 –  Uberaba
US Trindade 2 – Rua Sebastião Marcos Luiz, 1.197- Cajuru
US Solitude – Avenida Senador Salgado Filho, 5.265 –  Uberaba

Portão
US Vila Guaíra – Rua São Paulo, 1495 – Vila Guaíra
US Santa Quitéria 2 – Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria
US Parolin – Rua Sergipe, 59 – Vila Guaíra

Santa Felicidade
US Campina do Siqueira – Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira
US Pinheiros – Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

Boqueirão
US Visitação – Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão
US Menonitas – Rua Domício da Costa, 52 – Xaxim
US Irmã Tereza Araújo – Rua Maestro Carlos Frank, 785 – Boqueirão

Pinheirinho
US Vila Feliz – Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
US Sagrado Coração – Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho

Boa Vista
US Barreirinha – Rua Santa Gema Galgani, 353  – Barreirinha
US Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
US Bacacheri – Avenida Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri

CIC
US Atenas – Emília Erichsen, 45 – Cidade Industrial
US Cândido Portinari – Rua Durval Leopoldo Landal, 1529 –  Cidade Industrial
US Oswaldo Cruz – Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial

Tatuquara
US Monteiro Lobato – Rua Olívio José Rosetti, 538 – Tatuquara
US Dom Bosco – Rua Ângelo Tosin, 100 – Campo do Santana
US Moradias da Ordem – Rua Jovenilson Americo de Oliveira, 240 – Tatuquara

Matriz
US Mãe Curitibana – Avenida Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Pantanal

Zuleica está preocupada com Marcelo

Instagramáveis

Saiba onde encontrar as lindas cerejeiras em Curitiba

Novidades da Netflix

Volume 2 de Stranger Things 4 e mais séries e filmes chegam nesta semana

Além da Ilusão

Joaquim termina seu noivado com Isadora