O Garibaldinho, uma festa para as crianças, animada pelo bloco Garibaldis e Sacis, abre neste domingo (21) os eventos carnavalescos promovidos pela prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural. A festa está programada par começar às 15h e deve seguir até por volta das 19h, nas Ruínas de São Francisco. A promessa é de muita animação do bloco de foliões que há quase 20 anos faz do carnaval curitibano uma grande diversão.

Clique na imagem para ampliar. Foto: Divulgação.
Veja a imagem ampliada. Foto: Divulgação.

Para que a população aproveite com conforto e segurança todos os festejos, foi elaborado o Guia do Folião, que traz algumas recomendações importantes. A primeira delas é para quem ainda está em dúvida se vai ou não de carro: deixe seu veículo em casa e utilize preferencialmente o transporte coletivo.

As outras dicas são para que as pessoas vistam roupas e fantasias leves, arejadas e confortáveis. Apesar de o tempo estar chuvoso, é importante não se esquecer do filtro solar e se hidratar com muita água. Se for ingerir bebidas alcoólicas, tenha moderação. É importante também ficar atento aos seus pertences e cuidar do celular, inclusive evitando o uso de objetos como joias e relógios caros.

O guia também fornece dicas de comportamento para garantir o respeito entre os foliões. A dica é se afastar e não revidar atitudes daqueles que não estão na mesma sintonia.

Conforto e segurança

Todas as atrações vão ter o apoio de órgãos de segurança e de uma empresa especializada em grandes eventos. Além disso, em todos os locais os foliões vão ter a disposição banheiros químicos.

Foto: Divulgação/Cido Marques/FCC.
Foto: Divulgação/Cido Marques/FCC.

O guia também oferece uma relação de telefones úteis para emergências, como o do Siate, que atende pelo 193, o da Guarda Municipal, pelo 153. Outro contato importante para os dias em que as crianças estiverem reunidas é o SOS Criança, pelo telefone 156. Policiais do Sicride também vão estar de plantão e o telefone é o 3224-6822.

A Avenida Marechal Deodoro vai ser palco de duas grandes atrações: uma saída do bloco Garibaldis e Sacis, no dia 28 de janeiro, e o desfile das escolas de samba, no dia 10 de fevereiro. Nestes dois eventos não vai ser permitida a entrada de garrafas e objetos de vidro na área delimitada (entre a Travessa da Lapa e a Avenida Marechal Floriano). Por isso, os foliões devem levar comida e bebida em recipientes plásticos.

Veja a programação:

Garibaldinho (Garibaldis e Sacis) – para as crianças: 21 de janeiro, das 15h às 19h, na Praça João Cândido, Ruínas de São Francisco.

Pré-carnaval 2018: Concurso de Escolha do Cortejo Real: 25 de janeiro, das 20h às 24h. No Memorial de Curitiba, Praça do Iguaçu.

Garibaldis e Sacis:

28 de janeiro, das 15h às 19h, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca (trecho entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Marechal Floriano Peixoto).

4 de fevereiro, das 15h às 19h, na Rua São José dos Pinhais – Sítio Cercado (trecho entre Rua Nova Aurora e Rua Dr. Lauro Gentil Portugal Tavares).

Oficina de maquiagem (para o ZombieWalk): 3 de fevereiro, em dois horários: 14h e 15h30. Duração de 1h a 1h30 cada. Na Gibiteca de Curitiba, no Solar do Barão, que fica na Rua Carlos Cavalcanti, 533. Inscrição: R$ 15 reais.

Baile Infantil: 10 de fevereiro, a partir das 15h, na Rua Marechal Deodoro.

Desfile dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Curitiba e Região Metropolitana: 10 de fevereiro, na Rua Marechal Deodoro.

Gabaon (Carnaval católico): de 10 de fevereiro a 13 de fevereiro, no Expo Unimed. Ingressos a R$ 2 e o evento começa sempre às 8h.

Apuração das Notas do Desfile das Escolas de Samba: 11 de fevereiro, das 15h às 21h. Memorial de Curitiba – Teatro Londrina.

Marcha Zombie Walk: 11 de fevereiro, das 12h às 20h. Roteiro: Boca Maldita, Rua XV de Novembro, Paço da Liberdade, Riachuelo, Praça 19 de Dezembro, Cândido de Abreu e Praça Nossa Senhora da Salete.

Psycho Carnival: 12 de fevereiro, das 13h às 19h, na Praça Nossa Senhora da Salete.