Repetindo as chuvas deste domingo (18), a segunda-feira (19) amanheceu com grande parte do estado debaixo de chuva. Segundo o Simepar, uma frente fria se desloca pelo mar na altura da região Sul do país, provocando chuvas moderadas a qualquer momento do dia, mesmo que o sol predomine. O calor observado durante o fim de semana também diminui gradativamente em todas as regiões, homenageando a última semana de inverno, mas não há previsão de uma nova frente fria carregada de geadas e termômetros na casa dos 0° C para setembro.

Chove também desde a madrugada e ao longo do dia nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-oeste e Noroeste por causa de uma área de instabilidade que se formou sobre Argentina e Paraguai e se desloca em direção ao estado. “Há possibilidade de pancadas mais fortes ao longo do dia, mas as chuvas devem ser moderadas e inconstantes”, explica o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar.

Nesta segunda, as máximas serão registradas em Paranavaí e Londrina, onde os termômetros devem alcançar 35° C, mesmo com as chuvas, e as mínimas voltam a ser registradas no Sul, com os 10° C de União da Vitória. Telêmaco Borba e Jaguariaíva registram variação entre 13° C e 27° C ao longo do dia; Pato Branco e Cascavel podem alcançar 28° C; e Curitiba e o Litoral têm médias similares, entre 15° C e 26° C.

Já a terça-feira (20) deve registrar apenas tempo nebuloso nas regiões de serra e nos pontos mais altos do estado, com mínimas possibilidades de chuva no Sul e as precipitações do Norte se afastando para o Sudeste do país. De acordo com o Simepar, também ocorre ao longo do dia uma incursão de ar ligeiramente mais frio no estado, com previsão de impacto mais expressivo para a quarta-feira (21), principalmente na madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Frio e chuva

As chuvas mais expressivas do final de semana foram registradas na região Sul, onde choveu perto de 50 milímetros em vários municípios. Na região de Palmas, choveu cerca de 57 mm no domingo. Guarapuava e Francisco Beltrão também registraram chuvas de quase 50 mm ao longo do dia. Em General Carneio, o acúmulo foi de 40 mm. Na capital e na Região Metropolitana, as chuvas giraram em torno de 2 milímetros.

Setembro também está sendo mais frio em relação à média histórica, segundo o Simepar. Nos primeiros 15 dias do mês, toda a região Oeste (do Sudoeste ao Noroeste) registrou variação negativa de -4° C. Em Curitiba, a variação foi de -2° C. Apenas o Litoral Sul do estado, em Caiobá e Guaratuba, não registrou variação para baixo ao longo dos primeiros 15 dias do mês.

tempo
Tempo estava instável em Curitiba nesta manhã. Foto: Gerson Klaina.