Uma ventania deixou curitibanos e moradores da Região Metropolitana atentos no meio da manhã desta quinta-feira (14), em Curitiba. Era por volta das 9h quando curitibanos de vários bairros da cidade informaram nas redes sociais sobre o vento forte, o balanço das árvores e os barulhos provocados pelo vento na janela. Em Curitiba, uma árvore chegou a cair em um veículo, e, em São José dos Pinhais, houve queda de energia.

+Leia mais! Sol, tempo fechado e temporal? Veja a previsão completa pra hoje!

Segundo o Simepar, os ventos chegaram a alcançar 40 km/h na capital paranaense nesta manhã. Com esse número, a ventania é classificada como fresca, de acordo com a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra. A explicação para o vento em Curitiba é a chuva que está a caminho (veja mais abaixo).

Os efeitos do vento na terra são as movimentações dos ramos das árvores, dificuldade em manter um guarda chuva aberto e assobio em fios de postes. Já no mar, possibilidade de ondas grandes de até 3 metros com borrifos.

Estragos em Curitiba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.

Os ventos atingiram com maior intensidade os bairros Portão, Água Verde, Augusta, Bigorrilho, Vila Isabel, São Francisco, Alto da XV, Mossunguê, Santa Felicidade e Guaíra. A velocidade chegou a 49,3 km/h, de acordo com a prefeitura.

Até o momento foram registradas 12 solicitações para atendimento emergencial de quedas de árvores ou de galhos grandes caídos em via pública ou com bloqueio de vias. No bairro Água Verde, na Rua Samuel Cezar, ao lado do Cemitério do Água Verde, uma árvore atingiu um veículo e provocou bloqueio parcial da via. O Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal estão no local.

Na proximidades da Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel, galhos atingiram a fiação elétrica. Não há registro de pessoas desabrigadas nem desalojadas.

Chuva a caminho?

Sim, mas não deve ter um volume intenso em Curitiba e região. De acordo com o Simepar, existe uma alerta laranja de temporal para o interior do Paraná, especialmente nas regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste.

Vale reforçar que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Web Stories

Sorte

Veja o resultado das loterias de sábado, 09/10

Humm!

Quatro opções de café da manhã de hotel em Curitiba

Império

Começa o desfile da Unidos de Santa Teresa

Esporte

Aprenda a jogar Tênis de graça em Curitiba