A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta sexta-feira (29) que o Vestibular 2023 será realizado em duas fases. Nas últimas duas edições, o concurso foi realizado em um único dia. A primeira fase das provas foi marcada para o dia 23 de outubro e a segunda em 4 de dezembro de 2022. As provas de habilidades específicas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.

A UFPR informou também que o edital do Vestibular 2023 deve ser publicado em julho. A antecipação da divulgação das datas das provas foi feita, segundo a instituição, para facilitar o planejamento dos vestibulandos e das escolas. “Além disso, a antecipação permite que a UFPR organize de forma mais tranquila tanto o processo seletivo quanto as ações futuras relacionadas à recepção dos alunos, início das aulas, etc.”, afirmou o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam.

LEIA TAMBÉM:

>> Greca discute, dá puxão de orelha nas redes sociais e confirma: “sou eu mesmo”

>> Contra a retirada de direitos e por reajustes, servidores estaduais param Centro Cívico em grande mobilização

Com as provas aplicadas em duas fases ainda em 2022, a UFPR vai conseguir readequar o calendário letivo para coincidir com o ano civil – nos últimos dois anos houve um descompasso causado pela pandemia de Covid-19. A decisão de realizar duas etapas também deve valorizar as habilidades de leitura e escrita dos vestibulandos, tanto nas provas específicas quanto na de redação, informou a instituição.

Na primeira fase, em 23 de outubro, os candidatos terão que responder a 90 questões objetivas, sendo 12 de Língua Portuguesa, 5 de Filosofia, 5 de Sociologia, 6 de Literatura, 8 de Língua Estrangeira Moderna (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês ou polonês), 9 de Matemática, 9 de Biologia, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Geografia e 9 de História.

Já no dia 4 de dezembro os vestibulandos passarão por uma prova de compreensão e produção de textos. Serão aplicadas três questões discursivas, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.

Pantanal

Zuleica não aceita morar na fazenda com os filhos

Além da Ilusão

Davi expulsa Iolanda de casa

Novidades da Netflix

Filmes e séries que chegam à Netflix nesta semana

Estreia da semana

5 curiosidades sobre “O Telefone Preto”