Para reduzir despesas e contribuir com o meio ambiente, a Curitiba S.A., empresa responsável pela política econômica do município, está implantando o programa Consumo Consciente que prevê a realização de várias campanhas entre os funcionários.

Entre as ações já em andamento está a reutilização de papéis, frente e verso, a campanha SE-PA-RE, para coleta de material reciclável, e a substituição dos copos descartáveis por canecas. Como incentivo, foi feito o sorteio de 50 canecas entre os funcionários.

Eles também estão sendo incentivados a participar de campanhas para economia de energia elétrica, com o desligamento de lâmpadas e monitores de computadores quando não estiverem sendo utilizados, e o uso da escada, ao invés do elevador. A companhia quer que os funcionários participem também da campanha Rascunho, que ajudará a diminuir os gastos com a compra de cartuchos de tinta para impressoras.

Em cada setor da empresa já foram colocadas caixas diferenciadas para a coleta de papéis já utilizados na frente e verso. As caixas de papelão poderão ser decoradas, para depois serem fotografadas e expostas eletronicamente para que todos possam conhecer a criatividade das equipes. O material coletado será vendido e o dinheiro arrecadado será utilizado em benefício de todos os colaboradores.

Os funcionários também estão sendo alertados sobre a limitação do tempo de utilização do telefone no local de trabalho, por no máximo cinco minutos. Esta medida já está em vigor em todos os setores da Prefeitura para ajudar a reduzir gastos.

A companhia também está organizando uma agenda para o uso racional dos veículos durante o trabalho. A idéia é fazer com que vários colaboradores possam ser transportados por um único carro, desde que o destino de todos seja na mesma região.