Os curitibanos que preferem ficar na cidade durante o Carnaval, e os turistas que fogem dos centros de maior agitação, têm boas opções de passeio e lazer em Curitiba. A capital é o destino ideal para quem quer curtir um feriadão sossegado e saudável. Os 30 parques, bosques e praças oferecem beleza natural e estruturas para a prática de esporte ao ar livre.

O Zoológico de Curitiba é uma atração à parte, principalmente para a criançada. O local estará aberto todos os dias, inclusive segunda-feira. Chamam a atenção no Zôo os grandes mamíferos, como a zebra, as girafas, hipopótamos, leões, camelos, pumas, tigres, onças. As aves exóticas também entusiasmam os visitantes, assim como os répteis – tartarugas, tigres d?água, cágados e dois jacarés.

Quem quiser, pode percorrer o roteiro de atrações pela Linha Turismo, que operará durante todos os dias de Carnaval. Passa por 25 pontos da cidade, num trajeto de 40 quilômetros, com 2 horas e meia de duração.

É bom lembrar que a Fundação Cultural de Curitiba promove várias exposições em seus espaços. No feriado de Carnaval, as salas terão horário especial de funcionamento. Neste período, haverá exposições de fotografias, de exemplares de rótulos e embalagens antigas e de cartazes. Sem contar as mostras de gravuras, além da coleção de Poty Lazzarotto, com trabalhos de grandes artistas brasileiros como Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Pancetti, Carybé, Aldemir Martins, entre outros.