A Unicentro estará realizando uma palestra sobre os problemas da falta de água no mundo, nesta segunda-feira, às 19h30, no Auditório do Centro Politécnico. O debate será proferido pela deputada federal Selma Schons.

A deputada vai reforçar o alerta de que a escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século que precisa ser enfrentado agora para que a falta do líquido não inviabilize a vida em muitas regiões do planeta. Ao contrário do que muitos pensam, a água boa não é abundante e a escassez aumenta a cada ano.

? Cerca de 97% da água do mundo é salgada, e 2% formam as geleiras polares, inacessíveis. A contaminação e a exploração irracional da água dos rios, lagos e lençóis subterrâneos está ameaçando a pequena fatia de 1% da água que pode ser usada pelo homem?, afirma Schons.

A palestrante dispõe de dados da ONU que mostram que mais de 40% da população mundial não possui saneamento básico. ?A ausência de saneamento já é responsável não somente por mais de 80% da mortalidade infantil, como também pela ocupação de mais de 50% dos leitos dos hospitais brasileiros por pessoas acometidas de enfermidades transmitidas pela água imprópria para o consumo?, ressalta. Mais informações na Assessoria de Comunicação Social da Unicentro, (42) 3621-1060.