Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou, há pouco, que oito estados deverão enfrentar temporais isolados e chuva forte enviou alerta de temporais isolados e chuva forte desta segunda-feira (22) até quarta-feira (24).

Hoje, a previsão de chuva forte é válida para Mato Grosso do Sul; oeste e sudoeste do Paraná; Triângulo Mineiro, Zona da Mata e centro-sul mineiro; São Paulo; sul e região serrana do Rio de Janeiro; oeste e centro-sul de Mato Grosso; e oeste e centro-sul de Goiás.  Amanhã (23) e quarta-feira,a previsão é de chuva em Santa Catarina. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros horários, especialmente no nordeste do estado. Quarta e quinta-feira (25/), o risco de temporal persiste sobre o centro-norte e nordeste de Mato Grosso. Amanhã e quarta-feira o risco de temporal se concentra sobre o norte e leste do Paraná.

A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamentos e alerta para o problema de deslizamentos de encostas, morros e barreiras, além de destacar o risco de trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos emitidos para os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina basearam-se em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os demais alertas basearam-se em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.