A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, preveniu, nesta quinta-feira, as Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil de São Paulo e do Paraná sobre a possível ocorrência, entre a tarde e a noite de hoje, de chuvas fortes e raios.

As áreas sujeitas à intensa precipitação pluvial e às descargas elétricas são o centro, o sul e o leste paulistas, inclusive a região metropolitana da capital; e o nordeste, o litoral e o leste paranaenses, inclusive a região metropolitana de Curitiba.

A Defesa Civil Nacional alerta a população das áreas sob chuva forte para o risco de alagamentos, deslizamento de terras e escorregamento de pedras. O cidadão deve evitar a permanência em zonas ribeirinhas, baixadas, encostas e morros e deve também desviar de terrenos desprotegidos dos raios, buscando abrigo em construções sólidas. Os órgãos estaduais de defesa civil de São Paulo e do Paraná podem orientar a precaução contra eventos meteorológicos potencialmente danosos.

Com a divulgação de alertas, a Secretaria Nacional de Defesa Civil pretende evitar a perda de vidas, danos ao meio ambiente e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais.

Informações meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) subsidiaram a Sedec no envio de avisos sobre a iminente ocorrência de chuvas fortes e de raios em regiões paulistas e paranaenses.