Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram hoje para as defesas civis do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a fim de prevenir sobre a ocorrência, no final da tarde e noite deste sábado e no domingo (04 e 05/02), de chuva forte, raios e ventos com até 70 quilômetros por hora (km/h).

A previsão meteorológica indica que os temporais poderão ser acompanhados de granizo localizado no sul do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alerta-se que estas pancadas de chuva poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento (60-70km/h), descargas elétricas e até mesmo granizo localizado.

A intensa precipitação pluvial poderá aumentar o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e faz a Sedec recomendar que a população evite a permanência em baixadas, zonas ribeirinhas, morros e encostas. As defesas civis estaduais podem orientar o cidadão sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

A Sedec pretende com a divulgação de alertas evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subsidiaram os avisos sobre a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e do Cptec para o Paraná.