Depois de seis dias sem chuva, o tempo mudou no Rio Grande do Sul, com alerta da Defesa Civil para novos temporais, a partir de domingo. A previsão é de queda brusca de temperatura, chuva intensa e possibilidade de tornados em regiões não especificadas.

Entre segunda e quarta-feira, quando a temperatura poderá variar de 3 a 5 graus, principalmente no Sul do estado, na fronteira com o Uruguai e a Argentina, e ficar negativa na região das serras gaúcha e catarinense, poderá haver queda de neve.

De acordo com boletim da Estação de Climatologia de São Leopoldo, chove forte desde a madrugada na região centro-sul. Na manhã de hoje houve queda de granizo em Esteio, na região Metropolitana, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em Uruguaiana, na fronteira oeste. Na metade norte a temperatura se mantêm elevada, podendo chegar a 30 graus hoje (9) para cair vertiginosamente nas próximas 48 horas.

Na metade sul do estado, a chuva intensa vem acompanhada de trovoadas, granizo e fortes rajadas de vento, especialmente nas regiões da fronteira com a Argentina e com o Uruguai.
Segundo o meteorologista Eugênio Hackbart, neste sábado a faixa de chuva recua para o Uruguai, com ventos fortes e tempestade. O domingo será de chuva intensa em todo o estado.