A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, nesta segunda-feira, alerta à Defesa Civil de Santa Catarina e do Paraná prevenindo sobre a ocorrência, terça e quarta-feira de chuva forte, raios e ventos com até 75 quilômetros por hora. É possível ainda haver queda de granizo nos dois estados.

A previsão do tempo indica que moradores de áreas isoladas de Santa Catarina e do Paraná poderão conviver com temporais. A possibilidade é maior para os habitantes do sudoeste, do oeste, do sul e do centro paranaenses; e do oeste e do meio-oeste catarinenses. Como hoje e amanhã poderá ocorrer intensa precipitação pluvial e queda de granizo no Rio Grande do Sul, a Sedec reforça alerta enviado no último domingo à defesa civil do estado.

Hoje é provável a ocorrência de temporais, especialmente no sul, no centro e no oeste gaúchos e, amanhã, em todas as regiões do estado. Informações meteorológicas indicam que a precipitação pluvial no Rio Grande do Sul poderá superar, em dois dias, os 100 milímetros – registros históricos da quantidade de chuva para o mês de outubro variam entre 100 mm e 200 mm.

A população das áreas sob chuva forte deve evitar a permanência em áreas sob risco de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. A Sedec aconselha a busca de abrigo em construções protegidas de raios e ventos – rajadas com até 75 km/h agitam árvores inteiras e causam sensível resistência ao caminhar.

A defesa civil estadual pode orientar a precaução contra eventos meteorológicos potencialmente danosos. Com os alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e estimular a população e os governos estaduais e municipais a adotarem medidas preventivas. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subsidiaram o aviso sobre temporais e granizo na Região Sul.