Está marcada para o dia 5 de agosto a eleição em que os servidores públicos vão escolher seus representantes nos conselhos de Administração e Fiscal da Paranaprevidência. Ao todo, 23 candidatos, de diversas entidades do funcionalismo, concorrem a oito vagas ? quatro, entre titulares e suplentes, para cada conselho.

O destaque da eleição deste ano é a abertura que foi dada aos servidores, para que eles mesmos definissem todas as regras. No final de março, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) publicou uma resolução chamando líderes de sindicatos e associações que representam as categorias do funcionalismo para participar do processo, do começo ao fim.

A partir de então, ocorreram cinco reuniões para se estabelecer as normas e para a indicação dos nomes dos concorrentes. O último encontro foi no dia 24 de junho.

Como será a votação

A votação do dia 5 de agosto será realizada na Escola de Governo do Paraná (Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 6, Centro Administrativo Santa Cândida, Curitiba), das 14 às 17 horas. Tem direito a voto um líder de cada uma das 14 entidades credenciadas que se credenciaram. Essas entidades têm até 48 horas antes da votação para indicar quem será o eleitor delas.

Todos os detalhes do processo, assim como a relação dos candidatos, está na resolução 6138/2005, da Seap, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 30 de junho. Impugnações dos candidatos devem ser protocoladas até o dia 11 de julho.