Neste mês de julho e o início das férias escolares, aumenta a procura por passagens para viagens dentro e fora do Paraná. Por isso, a Secretaria dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) alertam para a procura antecipada dos bilhetes, principalmente das linhas intermunicipais.

De acordo com o secretário Waldyr Pugliesi, a época é bastante propícia para o aparecimento de serviços não regulamentados e não autorizados pelo DER a realizar o transporte de passageiros.

?A demanda é grande devido ao período de férias escolares. A oferta de serviços não regulares a preços mais baixos pode ser atrativa, mas não compensa o risco que os passageiros correm?, afirma.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot explica que o Departamento é responsável pela regulamentação, autorização e fiscalização dos serviços de transporte prestados pelas empresas. As que são autorizadas possuem documentação que garante a inspeção dos veículos e o acompanhamento de outros trâmites para a segurança da viagem.

?Se houver identificação do registro no veículo, os passageiros podem ficar tranqüilos. O número significa que os ônibus, vans, a documentação, os horários e as rotas são verificados pelo DER, garantindo segurança e qualidade nos serviços prestados?, revela.

As empresas autorizadas, segundo Tizzot, estão listadas no site do DER (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc) e também podem ser solicitadas via e-mail (ccpstc@pr.gov.br).