O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lembra aos veranistas que passam o feriadão de carnaval no litoral do Paraná que as obras de melhoria da infra-estrutura da rodovia PR-412, entre Praia de Leste e balneário Marisol, e entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina estão paralisadas para facilitar o tráfego de veículos durante o feriado.

De acordo com o cronograma, as obras foram paralisadas na sexta-feira e serão retomadas nesta quarta-feira, depois que boa parte dos motoristas já tenham retornado.

"A interrupção é uma medida de segurança, programada para não atrapalhar o intenso fluxo de veículos esperado na época do Carnaval", explica o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

Segundo informações do departamento, as obras seguem o ritmo normal e serão concluídas dentro do tempo previsto. Antes da conclusão ? afirma o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot ? as obras já trazem benefícios aos usuários. "Entre Praia de Leste e Balneário Marisol, por exemplo, o número de atropelamentos de ciclistas foi drasticamente reduzido com a construção dos acostamentos".

Além do alargamento dos oito quilômetros da pista e construção de acostamentos, estão sendo remodeladas as oito intersecções que dão acesso aos sete balneários localizados ao longo da via. "São obras importantes, reivindicações antigas da população local, que melhoram a infra-estrutura do litoral", diz Pugliesi.

Nas últimas semanas, foram concluídos dois quilômetros de capa asfáltica e boa parte da sinalização horizontal. "A terraplenagem de quatro das intersecções já está concluída. As seguintes e o restante da sinalização ficam para depois do carnaval, lembrando que as obras serão entregues em abril deste ano", conta Tizzot.

Entre Guaratuba e a divisa do Estado, as obras de recuperação dos 19 quilômetros que compõe o trecho devem estar concluídas até o final do primeiro semestre de 2006.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Litora, José Carlos Chicarelli, vê com otimismo todas as obras de melhoria que a Secretaria dos Transportes e o DER tem viabilizado na região.

De acordo com ele, os comerciantes e a população estão satisfeitos com os reflexos que as obras estão tendo no aumento do movimento de turistas e veranistas e no aquecimento da economia. "A melhoria na infra-estrutura já reflete na qualidade de vida da população do litoral e também no turismo", comemora.