Começa neste domingo (18) a Semana Nacional de Trânsito de 2005. Para comemorar, a Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prepara uma programação especial em todo o Estado até o final da semana, no dia 25 de setembro.

?Assim como em todas as outras semanas do ano, na Semana Nacional de Trânsito, vamos ampliar as orientações de segurança no trânsito pelo respeito à vida?, afirma Lúcia Kutianski, diretora da Escola de Trânsito do DER.

O tema definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), segundo Lúcia, é ?No Trânsito Somos Todos Pedestres?, enfatizando o cuidado e o respeito à vida.

De acordo com Lúcia, a programação desenvolvida pelas unidades da Escola de Trânsito em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão envolve as atividades já freqüentemente adotadas pela Escola de Trânsito, mas para um público mais diversificado, além das crianças da 4ª série do ensino fundamental.

?A cada ano, durante a Semana, procuramos oferecer atividades e palestras para os adolescentes, idosos e para a população em geral?, informa.

Lúcia destaca, dentro da programação de Curitiba, a premiação do concurso alusivo aos 30 anos da Escola de Trânsito do DER. ?Os prêmios serão entregues no dia 22 de setembro, na sede da Escola, aos melhores trabalhos artísticos sobre o trânsito no futuro realizados pelos alunos de escolas municipais que participam do programa ?Aprendendo…e Vivendo??, finaliza.

Programação ? De 19 a 23 de setembro, a Escola de Curitiba, realiza o curso ?Aprendendo…e Vivendo!? para crianças de oito escolas municipais de Curitiba e região. ?Trata-se do programa que desenvolvemos com as escolas normalmente, mas de forma intensiva na semana?, explica Lúcia.

Para os dias 20 e 21 de setembro estão programadas palestras sobre direção defensiva para os funcionários de uma empresa de viação de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e sobre segurança no trânsito para os idosos.

Dia 23 de setembro, crianças em idade pré-escolar de duas escolas municipais assistem à uma apresentação sobre segurança no trânsito, pelo Projeto Educação Infantil ? A Hora do Conto. As atividades serão realizadas na sede da escola, no bairro Atuba.

Em Cascavel, a programação começa focando os adolescentes. Durante todo o dia 19, na sede da Escola de Trânsito em Cascavel, eles assistem a palestras e participam de dinâmicas interativas. No dia 23, a Escola recebe as crianças em idade pré-escolar para a apresentação de uma peça de teatro de fantoches.

Nos dias 20 e 21, escolas municipais de Cascavel recebem apresentações artísticas relacionadas ao tema da semana. E no dia 22, alunos da rede pública de ensino participam da Blitz Educativa no calçadão da Matriz, na Av. Brasil, centro da Cidade.

A população de Francisco Beltrão deve participar amplamente da semana de trânsito. As ações já começam no domingo com ampla divulgação em rádios em igrejas. As atividades começam com uma caminhada com a participação dos colégios, seguida da premiação de um concurso de redação sobre o trânsito e a pintura de faixa de travessia de pedestres na Escola Beatriz Biavatti e no Colégio Mário de Andrade.

Nos dias 20 e 21, alunos do ensino fundamental participam do curso ?Aprendendo…e Vivendo!? na Escola de Trânsito do município.

Em Ponta Grossa, as ações serão concentradas no Centro de Cultura, durante todos os dias das 8h às 18h. Serão palestras e peças de teatro de fantoches.

Em Maringá, a população pode participar de caminhadas e campanhas educativas pela segurança do trânsito.

Em Londrina, estão programadas palestras para os adolescentes, além de blitze da Polícia Rodoviária e ações nos semáforos sobre segurança no trânsito.