A Prefeitura de Curitiba abriu nesta segunda-feira (26), na praça Ouvidor Pardinho, as comemorações da Semana do Idoso, que vão até sexta-feira (30). Cerca de 400 pessoas participaram da festa, que teve o desfile de grupos de alunos das atividades de esporte, lazer e artesanato promovidos pela Fundação de Ação Social e secretarias municipais da Saúde e do Esporte e Lazer.

O ponto alto da festa foi o acendimento da pira. O fogo simbólico da "vitória" foi levado pelas mãos de Iolanda Lopes Fastino, de 65 anos de idade. "Tudo isso tem um significado muito especial para mim. Passei por momentos de dificuldades em relação à minha saúde e estar restabelecida, podendo participar das atividades da prefeitura, é pra mim uma grande vitória", disse ela.

Emocionada e carregando a bandeira brasileira estava a aluna Theresa da Silva, de 88 anos. "Estou feliz por estar entre amigos. Esta festa é uma demonstração de que podemos ser sempre jovens", afirmou a Theresa, que há três anos freqüenta aulas de ginásticas promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Ao longo da semana, diversas atividades esportivas e recreativas acontecem na Praça Ouvidor Pardinho. Haverá gincanas de competições esportivas e recreativas, provas culturais, que envolvem a apresentação de trajes e comidas típicas. Declamações de poemas e atividades musicais também somarão pontos de cada grupo para a gincana. Os organizadores da Semana do Idoso preparam também o Baile da Terceira Idade, que acontece quinta-feira (29), a partir das 14 horas, na Sociedade Dom Pedro II, no bairro Rebouças.