O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa a entregar nesta sexta-feira a nova sinalização de trânsito horizontal e vertical dos 18 municípios paranaenses que foram beneficiados pelo Programa Mutirão pela Vida. Com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, o Detran investiu R$ 2,1 milhões na implantação e revitalização da sinalização viária dessas cidades, considerando que a má sinalização ou a falta dela é uma das principais causas dos acidentes no trânsito.

O projeto de sinalização já foi concluído nos municípios de Colombo, Campina Grande do Sul, Cambará, Mangueirinha e Palmas. Os demais estão em frase de conclusão. São eles: Guaratuba, Guarapuava, Apucarana, Doutor Camargo, Faxinal, Pitanga, Ubiratã, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Terra Roxa, São Miguel do Iguaçu, Planalto e Ampére.

“Esses municípios foram escolhidos por terem sinalização precária ou nenhuma sinalização, além de não possuírem recursos para realizar investimentos”, explica o diretor do Detran, Marcelo Almeida. De acordo com ele, a intenção é investir na sinalização de outras 50 cidades nos próximos dois anos.

No entanto, para o diretor, não basta que as cidades sejam bem sinalizadas, o motorista precisa ter a consciência de que deve respeitar a sinalização. “Por esse motivo é que no Programa Mutirão Pela Vida a educação para o trânsito é uma das ações mais importantes e a meta de redução de vítimas fatais em acidentes só será atingida com a conscientização de toda a sociedade”, completa.