O Detran do Paraná está fazendo um levantamento das causas de acidentes de trânsito na região de Curitiba. A amostragem, no período de 21 de outubro a 22 de novembro, vai servir para elaborar novas ações de segurança.
Além disso, o Detran também está convidando proprietários de veículos da capital para participarem da campanha de avaliação do estado de conservação da frota. Entre os dias 18 e 22 de novembro será montada, na unidade do Detran do Tarumã, uma linha de inspeção móvel, com todos os equipamentos previstos nas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A inspeção será feita entre 14 e 22 horas e terá capacidade para atender 45 veículos por dia. “Queremos conscientizar os motoristas da importância de uma manutenção adequada dos veículos”, explica o diretor Geral do Detran-PR, Cesar Franco.
Problemas nos veículos, nas vias e fatores humanos são os principais causadores das ocorrências de trânsito. No Brasil, não existem pesquisas apontando quais dos três fatores têm maior peso nos acidentes. Na Inglaterra, por exemplo, o fator humano está presente em 91,5% dos casos.
“A estimativa é de que no Brasil este também seja o principal causador, mas com grande participação dos fatores veículo e via”, diz Franco. Isso porque o estado das vias, na maior parte do País, é precário, o que provoca acidentes e danos aos veículos.
Franco esclarece que a campanha de inspeção não tem o objetivo de fiscalizar. Ao final da avaliação, os proprietários vão receber um relatório contendo os defeitos eventualmente encontrados em seus veículos e poderão usar estas informações para posterior reparação em oficina de sua confiança.
Apesar de o Detran estar emitindo convites, a campanha será aberta a qualquer veículo leve (automóveis, vans e camionetas) registrado no Estado. Basta levar o veículo no local e horário mencionados.