Detran/PR e BpTran oferecem curso gratuito de direção defensiva para motociclistas 
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e o Batalhão da Polícia de Trânsito (BpTran) realizam neste sábado (04), em Curitiba, o Treinamento para Condução de Motociclistas com Segurança. Com inscrições gratuitas e duração de um dia, o curso ensina aos motociclistas as técnicas da direção defensiva. Podem participar motoboys e motociclistas em geral.

O treinamento será realizado todos os finais de semana, sempre aos sábados, das 8h às 13 horas, e inclui abordagem teórica sobre direção defensiva, noções de mecânica (equipamentos de segurança, capacete, postura) e instrução prática. As aulas práticas acontecem no pátio de exames do Detran/PR.

Segundo o comandante do BpTran, Irineu Ozires Cunha, o objetivo do treinamento é reduzir os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Em Curitiba, no ano passado, houve um aumento de 16% no número de acidentes envolvendo motos. De 2.408 acidentes, em 2004, passou para 2.798, em 2005. Já o número de mortes aumentou 36%. Em 2005, morreram 34 motociclistas, enquanto em 2004 foram 25.

?A imprudência dos motociclistas é o grande responsável pela maioria dos acidentes e, com este treinamento, queremos conscientizá-los de que a direção defensiva pode salvar as suas vidas no trânsito?, afirmou o comandante do BpTran.

Para o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, os números de acidentes envolvendo motos só vão diminuir quando houver uma mudança cultural. ?Ninguém quer receber em casa uma pizza fria e existem empresas que até se comprometem a realizar a entrega em minutos e pagar o valor da compra caso o prazo não seja cumprido?, comentou. ?Para o motoboy, que tem família para sustentar e contas a pagar, só resta correr para não perder o emprego?, finalizou.

Serviço

Informações sobre o Treinamento para Condução de Motociclistas com Segurança do BpTran: (41) 3281-1608. Inscrições gratuitas.