O Dia Mundial da Alimentação será lembrado neste sábado em Curitiba com atividades educativas na Praça Rui Barbosa. A iniciativa é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, através do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PR). O tema deste ano é “A Biodiversidade a serviço da segurança alimentar”.

“É a oportunidade que as pessoas terão de receber orientações de nutricionistas, além de poder acompanhar o enorme trabalho empreendido na luta contra a fome”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Padre Roque Zimmermann.

As atividades começam às 10 da manhã, com a apresentação do Coral Dikaion de Piraquara e o lançamento da 12ª campanha “Natal sem Fome”. Haverá um quiosque onde as pessoas poderão receber orientações sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Estarão presentes os atletas paraolímpicos Fabiano Machado, Luiz Aldacir e Moisés Vicente.

A partir das 11 horas, as pessoas poderão assistir a uma mini palestra sobre segurança alimentar e produtos orgânicos, com exposição de produtos agroecológicos. Quem quiser poderá participar do abaixo-assinado pela não-liberação dos alimentos transgênicos. O grupo Greenpeace participa das atividades distribuindo aos participantes um guia do consumidor, contendo uma lista de produtos que contêm ou não contêm elementos transgênicos.

O presidente do Consea/PR, Pastor Werner Fuchs, observa que o conceito de segurança alimentar é muito amplo, não se restringindo apenas à luta contra a fome: trata-se de garantir a alimentação de qualidade e seu provimento de forma contínua. “E estão aí expostos os produtos cultivados sem agrotóxicos e o abaixo-assinado contra os transgênicos, para demonstrar que a segurança alimentar não se aplica somente àqueles que passam fome: é uma questão que merece atenção de toda a sociedade, porque não é nada ‘esotérico’, trata das coisas reais, da vida de todos”, exemplifica Fuchs.