Uma das mais importantes reuniões sobre políticas educacionais dentro do ambiente escolar será realizada em Maringá, a partir desta terça-feira, com a participação de mais de 500 diretores e diretores auxiliares de escolas do Estado. O II Seminário de Disseminação das Políticas Educacionais para Gestão das Unidades Escolares, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, tem a finalidade de promover a formação continuada dos diretores e auxiliares que assumiram seus cargos por meio do voto direto da comunidade e necessitam estar atualizados em relação as políticas públicas educacionais do Governo do Estado.

O evento será destinado aos diretores das escolas pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Loanda, Paranavaí, Pitanga e Umuarana. O conteúdo programático será transmitido em forma de palestras e oficinas, nos moldes do primeiro evento, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no mês passado, e abrangeu o mesmo número de diretores dos Núcleos daquela região.

De acordo com a idealizadora do projeto, a Superintendente da Educação da Secretaria, Yvelise Arco-Verde, a importância do encontro é a sua representação no contexto educacional para a melhoria da administração escolar. “Os professores são escolhidos como diretores por voto direto da comunidade escolar dos municípios. Normalmente eles precisam passar por um preparo para que possam exercer uma melhor administração escolar, bem como absorver a forma de assumir tal função nas escolas públicas do Estado”, avaliou.

Para a diretora Elizeth Valderrama, do Colégio Estadual Unidade Polo de Maringá, o Seminário para diretores é considerado como uma valorização à função de dirigente de uma escola. “Este encontro aproxima a Secretaria das escolas no sentido que sejam vivenciadas as realidades destas, tanto nas suas necessidades como nas suas dificuldades por meio da função dos diretores”, considerou.

Os diretores, que se inscreveram via on line, receberão a transmissão do conteúdo do Programa por intermédio de oficinas, ministradas por chefes e coordenadores de departamentos da Secretaria da Educação. As oficinas serão realizadas com dinâmicas variadas com temas diferentes como, “Os alunos e a comunidade escolar na tomada de decisões e de avaliação institucional”, “A política de recursos humanos e de formação continuada para a Educação no Estado do Paraná”, “Orientações de infra-estrutura para as escolas da rede pública do Paraná”, “Gestão financeira e da estrutura física das escolas”, “Projeto Político Pedagógico nas escolas da rede estadual” e “Diretrizes pedagógicas do ensino fundamental e médio e matrizes curriculares”.