O secretário da Educação, Mauricio Requião, participa nesta segunda-feira (08) da quarta etapa do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), na cidade-sede de Dois Vizinhos. Na sexta-feira (05) Maurício Requião falou sobre o projeto à imprensa da região Sudoeste. ?Este é um dos projetos educacionais mais importantes. É a menina dos olhos da Secretaria, por proporcionar o reencontro da arte com a educação?, disse.

O Fera envolverá mais de cinco mil alunos e professores de 51 municípios vinculados aos núcleos de Educação da região ? Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul ? em shows e oficinas de literatura, teatro, artes plásticas, música, entre outras. A iniciativa representa uma das ações do Governo em prol da Educação.

Para Mauricio Requião, o Fera é um projeto integrador. ?Aqui teremos cinco mil alunos. Entre estes, alunos da educação especial, indígena, profissionalizante e rural?, enumera. De acordo com o Secretário, o Fera foi pensado e criado para que as atividades artísticas passem a integrar o espaço escolar e o processo educacional.

A coordenadora do Festival, Alexandra Gil, explica que uma das mudanças importantes ocorridas no Fera durante esta segunda edição foi a sua maior amplitude. ?Conseguimos ampliar a participação dos alunos em 40% e também o número de oficinas. É importante que, a cada ano, consigamos oportunizar que mais estudantes tenham acesso a essa experiência?, ressalta. ?Desde a primeira edição conseguimos abranger praticamente todos os municípios e escolas do Estado?.

Para o prefeito de Dois Vizinhos, padre Lessir Canan Bortoli, o Fera mexe com uma das mais importantes características de que o ser humano necessita. ?A arte é uma das formas de tornar a vida mais feliz. Devido a isso estamos muito contentes por poder sediar este projeto ímpar desenvolvido pelo Governo do Estado?, disse.