Os principais índices de ações do mercado norte-americano ganharam impulso na última hora de sessão em Nova York, impulsionados por compras de caçadores de barganha, segundo operadores e analistas. O declínio de 4,5% dos preços do petróleo também contribuiu para a melhora do humor no mercado.

Com uma alta de mais de 250 pontos, o Dow Jones se destaca em relação aos demais, uma vez que os investidores vêem os papéis que compõem o índice como as apostas mais seguras num ambiente de incerteza do mercado. "Estamos tendo um pouco de alta de alívio", disse o operador Larry Peruzzi, do Boston Company Asset Management, acrescentando que as pessoas estão buscando oportunidades de compra após a grande liquidação de sexta-feira.

Os operadores também estão focando sua atenção ao encontro de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) nesta terça-feira. Às 16h48 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 263 pontos, ou 1,98%, o Nasdaq avançava 1,24% e o S&P-500 registrava uma alta de 2,24%.

Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), os contratos de petróleo para setembro caíram de forma acentuada, chegando a oscilar abaixo de US$ 72,00 por barril, refletindo as preocupações de que uma desaceleração da economia dos EUA poderá levar a previsões de menor demanda pela commodity. As informações são da Dow Jones.