Nos períodos de maior movimento, o número de reclamações aumenta nos aeroportos. É bagagem que extravia, overbooking, desacordos comerciais, atrasos e cancelamentos de vôos, que geram ainda mais problemas para quem adquiriu pacotes de viagens e já tinha reservas limitadas em hotéis e passeios marcados na cidade destino.

Desde a semana passada, um novo recurso para avaliar os aeroportos foi lançado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nos mesmos moldes do ranking popular das companhias aéreas que já está disponível há mais de um ano, o usuário pode dar notas para os aeroportos mediante cadastro no site www.anac.gov.br/passageiro.

O usuário poderá avaliar 16 quesitos em 130 aeroportos públicos brasileiros. Na primeira semana de votação, quem lidera o ranking é o Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Guararapes (PE), que teve 19 avaliações de usuários e tem a nota 8,1. Em segundo lugar está o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), com apenas seis avaliações e nota 7,93, seguido do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que tem 31 avaliações e nota 6,98. De todos os aeroportos, o que mais teve avaliações foi o de Guarulhos (SP): 82 pessoas definiram a nota: 4,36.

Os quesitos avaliados são o tempo de restituição de bagagem, transporte público e táxis no aeroporto, inspeção, estacionamento, lojas de alimentação e conveniência, serviços de informações, controle de passaportes, conforto, acesso a portadores de necessidades especiais, dentre outros.

Companhias aéreas

No Procon do Paraná as reclamações sobre transporte aéreo são de companhias aéreas, e não de aeroportos. No ano passado foram prestados 430 atendimentos de orientação ou denúncia sobre este tema, dos quais 84 eram por cancelamento de serviço, 56 eram por cobrança indevida, 82 eram sobre dúvidas de cobrança, 34 foram por extravio de bagagem e 12 foram por descumprimento de oferta.

Em 2010 os números seguem o mesmo ritmo. Foram 39 denúncias de cancelamento de serviço, 57 reclamações sobre cobrança indevida, 35 atendimentos de dúvidas sobre cobrança, 31 extravios de bagagem, e 24 casos de descumprimento de oferta.

No ranking de companhias aéreas da Anac, a Passaredo está em primeiro lugar em preferência do usuário nos vôos domésticos. Em último está a TAM.

Se você tiver dúvidas ou sugestões, entre em contato através do e-mail consumidor@oestadodoparana.com.br.