Divulgação
17º Salão Paranaense de Turismo foi aberto na manhã desta sexta-feira.

 

Mesmo sem apoio do Ministério do Turismo, o presidente da Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná), Celso Tesser, comemorou os objetivos alcançados durante a abertura do 17° Salão Paranaense de Turismo, nesta sexta-feira de manhã, no Expo Unimed Curitiba. Segundo ele, o espaço e o número de expositores do evento aumentou 20% em relação à edição passada.

Durante a abertura do Salão, o presidente da Abav-PR questionou a infraestrutura do Estado do Paraná. “Precisamos de uma reestruturação completa para tornar o nosso belo aeroporto em um terminal de primeiro mundo, assim como a nossa Curitiba, que fez aniversário esta semana que passou, e outras tantas cidades do nosso Estado, que tanto nos orgulham e que precisam de mais recursos”, ressaltou.

Para o secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, que também discursou durante a cerimônia de abertura, o Salão é um espaço oportuno para que se faça um levantamento do “DNA turístico” das regiões do Estado para que seja possível direcionar recursos e definir investimentos para recuperação dos patrimônios turísticos.

Políticas essas que estão sendo analisadas e ampliadas pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, especialmente após a capital ter sido agraciada internacionalmente com prêmios como a “cidade mais sustentável do mundo” e da “cidade mais verde do mundo”. E sabendo da responsabilidade de receber mais de três milhões de turistas por ano, a presidente do Instituto, Juliana Vosnika, aproveitou o evento para lançar a logo “Curta Curitiba”, que pretende incentivar um turismo mais participativo e menos contemplativo para quem visita a capital paranaense.

De acordo com Antônio Azevedo, presidente do ICCABAV, que idealizou o Salão do Turismo há 17 anos, o setor passa por um momento de reestruturação no Paraná. “O setor do turismo requer pouco capital. Por isso é fácil de instalar-se e difícil de sobreviver”, explica. E deixa a dica: “quem quer investir no setor precisa apresentar inovação, qualidade e competitividade, pré-requisitos que podem ser encontrados no evento”.

O 17° Salão Paranaense de Turismo segue durante a tarde de hoje e de amanhã com a Feira de Negócios. Na agenda da capacitação técnica estão programadas palestras e mesas redondas.

Serviço:

17º Salão Paranaense de Turismo

Datas: 1º e 2 de abril

Horários: 1º de abril, sexta, das 12h às 19h, e 2 de abril, sábado, das 11h às 18h.

Local: ExpoUnimed Curitiba ( Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido) Curitiba/PR

Informações: (41) 3223 3411 ou abav-pr@abav-pr.com.br

www.salaoparanaense.com.br