O Ministério de Minas e Energia autorizou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a realizar no dia 29 de maio o terceiro leilão de energia de reserva de 2015. A decisão consta de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o documento, a conexão das usinas vencedoras do leilão deverá ocorrer no submercado Sudeste/Centro-Oeste.

No leilão serão negociados contratos na modalidade por disponibilidade de energia, com início de suprimento de energia elétrica em 1º de janeiro de 2016 e prazo de suprimento de vinte anos, para empreendimentos de geração a partir de fonte termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado. ” Será objeto de contratação a energia de reserva proveniente de novos empreendimentos de geração ou de empreendimentos que não tenham entrado em operação comercial até a data de publicação do edital”, destaca a portaria.

Os interessados em participar da concorrência deverão requerer o cadastramento e a habilitação técnica dos projetos à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até o dia 22 de abril.